22/08/2019

ICAEPS promove lançamento do livro "Engenharia da Limpeza" na Higiexpo

O livro "Engenharia da Limpeza" foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 21 de agosto, na Higiexpo 2019, em São Paulo. A obra é a primeira promovida pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), em parceria com a Consulimp e o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de SC (SEAC-SC). O stand da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) sediou o lançamento que contou com a participação das diretorias do ICAEPS, SEAC-SC, Sindesp-SC, Febrac, Cebrasse e autoridades do setor. 

Estiveram presentes: presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi; presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger; presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares; presidente da Febrac, Renato Campos; presidente da Cebrasse, João Diniz; deputado federal Laércio Oliveira; presidente da Fevasc, Neucir Paskoski; Antonio João Justino Neto, membro do Conselho de Administração do ICAEPS; Pedro Paulo de Souza, conselheiro Fiscal do ICAEPS; Francisco de Aguiar, conselheiro Fiscal do ICAEPS; Bertolino Borges Alves, conselheiro Fiscal do ICAEPS; Rosa Maria Pompeu Raulino, conselheira Fiscal do ICAEPS, além dos empresários catarinenses Ronaldo Benkendorf e Ênio Back.

Os autores do livro, Osmar Viviani e Vitor Viviani, receberam os convidados, concederam autógrafos e posaram para fotos com o público presente. O presidente do ICAEPS, que assinou o prefácio da obra, foi o anfitrião do lançamento deu às boas-vindas aos participantes. A obra tem como objetivo principal levar às empresas conhecimentos sobre a importância da aplicação da boa gestão, adequando e ampliando a gama de serviços de infraestrutura em operações complexas de higienização, com fundamentos técnicos baseados na metrologia, normalização, regulamentação técnica e avaliação da conformidade. 

"A proposta principal do livro é levar ao gestor a reflexão sobre a importância do foco na inovação e desenvolvimento da criatividade como competência estratégica, e a Engenharia da Limpeza servirá de base para obtenção dos melhores resultados. Destacamos no texto, o processo de difusão de inovações tecnológicas e organizacionais do segmento de Asseio e Conservação, com ênfase na discussão das dificuldades encontradas pelas empresas ao implementar essas mudanças, face a seus impactos sobre os requisitos relacionados à qualificação e sobre o perfil da mão de obra e as relações de trabalho", destaca o autor, Osmar Viviani.  

Para adquirir o livro, basta entrar em contato com o Instituto Catarinense de Educação Profissional pelo e-mail: [email protected].

"Este lançamento marca uma nova era no ICAEPS. Temos como meta investir em publicações que agreguem conhecimento aos profissionais e gestores do setor de serviços. Já estamos estudando novos materiais que serão lançados nos próximos meses, com destaque para a área da segurança privada. Agradecemos a parceria com os consultores Osmar Viviani e Vitor Viviani, não temos dúvida que 'Engenharia da Limpeza' será um marco na história do segmento", ressalta o presidente do ICAEPS, Evandro Linhares.