22/09/2021

Campanha Setembro Amarelo aborda prevenção ao suicídio

ICAEPS apresentou evento on-line "Vamos falar sobre viver"

A campanha Setembro Amarelo é organizada no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O movimento tem como principal objetivo a prevenção em relação ao alto número de suicídios ocorridos anualmente no país.

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, o Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), em parceria com o SEAC-SC e o Sindesp-SC, promoveu o evento "Setembro Amarelo - Vamos falar sobre viver". A professora e psicóloga Liliane Fernandes foi a palestrante do encontro virtual.

A explanação foi focada na prevenção ao suicídio e em como auxiliar amigos e familiares a superar momentos de dificuldades. "O acolhimento é fundamental para reverter uma situação negativa. As principais fontes de apoio são família, amigos, colegas, clérigos e os profissionais da saúde", destacou a palestrante.

Foram destacadas as características psicológicas de pessoas com sintomas de depressão. Ambivalência, impulsividade e rigidez são alguns dos padrões comportamentais comuns registrados em suicidas, que podem ser observados por pessoas próximas.

A professora falou ainda sobre as redes de tratamento disponíveis no país, como o Disque 188, rede direta comandada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), onde profissionais habilitados estão disponíveis gratuitamente para auxiliar quem precisa.

Os participantes puderam interagir com a psicóloga e sanar dúvidas sobre o tema.

Próximos eventos

O ICAEPS já prepara a agenda de outubro. Inscreva-se em nosso grupo de WhatsApp e fique por dentro da agenda mensal dos cursos e palestras promovidos pelo ICAEPS: https://chat.whatsapp.com/HIcnQZvyYwR7NvyKnmMawS