19/09/2016

Aberta a Semana Inclusiva da Grande Florianópolis

De 19 a 25 de setembro diversas atividades serão realizadas na capital catarinense para evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência. A primeira Semana Inclusiva Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de mais de trinta entidades públicas e privadas. SEAC/SINDESP-SC apoiam a iniciativa e convidam a todos para participar dos eventos.

A ação busca estimular entidades e Poder Público a implementar recursos de acessibilidade nos diferentes espaços e, principalmente, fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência e ampliar o número desses trabalhadores no mercado formal de trabalho. “Além de possibilitar e incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência, a Semana Inclusiva é um chamado à sociedade para questões da acessibilidade no sentido mais amplo: física, informacional, tecnológica e em todos os espaços, sejam públicos ou privados”, destaca Quézia Araújo Duarte Nieves Gonzalez, procuradora do MPT-SC.

A abertura da Semana acontece hoje, às 14h30 no Shopping Beiramar. A programação segue até o dia 25 com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas. O ponto alto será o “Dia D”, no sábado (24), no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Florianópolis. Trata-se de uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho.

Cerca de 260 empresas da Grande Florianópolis que têm mais de 100 empregados foram chamadas para as reuniões de sensibilização que antecederam o Dia D. “Muitas, de forma voluntária, encaminharam demandas para o evento”, acrescenta Quézia Gonzalez.

No Dia D também serão oferecidos serviços como confecção de Carteira de Trabalho e de Identidade, assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, esclarecimentos a respeito de serviços previdenciários, além de informação e aconselhamento aos pais e atendimento de pessoas com síndrome de down, que serão prestados pela Associação Amigo Down.

Programação da Semana Inclusiva Grande Florianópolis – 19 a 25 de Setembro

'Abertura

19/09 – Abertura oficial no Shopping Beiramar, às 14h30. Apresentações artísticas como capoeira, dança em cadeira de rodas e Hino Nacional com interpretação em Libras.

Seminários

20/09 – 1º Simpósio de Direito Previdenciário de SC - as inovações da seguridade social no tocante às pessoas com deficiência. Das 9h às 12h na UFSC.
21 e 22/09 - “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho”, das 8h30 às 17h, no Auditório da Faculdade SENAC Florianópolis.
23/09 - “A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação”, das 8h às 19h, no Auditório da Faculdade SENAC Florianópolis. Endereço: Rua Silva Jardim, 360, Prainha, Florianópolis. Inscrições: solicitar formulário pelo e-mail [email protected]

Atividades Culturais e Esportivas

19 a 23/09 – Shopping Beiramar - Exposição fotográfica "Inclusão através da Arte – Amigo Down”, no Piso L1 - em frente a Tech Masters. Endereço: Rua Bocaiúva, 2468, Centro, Florianópolis.

19 a 23/09 - Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho - Oficinas Culturais. Inscrições pelo telefone (48) 3271-7914. Entrada gratuita. Endereço: Rua João Evangelista da Costa, 1160, Estreito, Florianópolis.

19 a 23/09 - Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho - Exposição de Tecnologias Assistivas. Das 8h às 19h. Entrada gratuita. Endereço: Rua João Evangelista da Costa, 1160, Estreito, Florianópolis.

21 a 25/09 – Museu de Arte de Santa de Catarina (MASC) - Exposição “Gaudí – Barcelona 1900”- visitas mediadas para pessoas com deficiência. Gratuitas, sempre às 16h. Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis. Inscrições: solicitar formulário pelo [email protected]

20 a 25/09 – Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)– Exposição fotográfica “Clube da Luta - 10 Anos”. Fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas e fichas técnicas em Braille. Visitação das 10h às 21h. Entrada Gratuita. Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.

23/09 - Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)– Discotecando - Discotecagem com discos de vinil do acervo do museu. Participação dos DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro. Às 19h, gratuito. Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.

21/09 - Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)- Visita seguida por contação de histórias, às 14h. Endereço: Rua Tenente Silveira, 343, Florianópolis, (o acesso será pela lateral do prédio – Rua Álvaro de Carvalho). Inscrições: solicitar formulário pelo e-mail [email protected]

21/09 – Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down. Às 20h. Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 meia-entrada. Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis.

22/09 – Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC) - Palestras: “Teatro em Libras” e “O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas”. Palestrantes: Natália Rigo e Rodrigo Custódio. Às 9h, gratuitas. Endereço: Rua Tenente Silveira, 343. Florianópolis. Inscrições: solicitar formulário pelo e-mail [email protected]

25/09 - Parque de Coqueiros - Atividades Esportivas Adaptadas, das 9h às 13h. Gratuito. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Cefid/Udesc. Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, Florianópolis.