A importância do associativismo
Uma reivindicação clamada apenas por uma voz, torna-se silenciosa em um planeta tão cheio de opiniões. Lutar por uma classe, buscar melhores ambientes de negócio e encontrar soluções comuns e do interesse de muitos, são executadas de forma mais eficiente se trabalhadas em conjunto. Um antigo provérbio de um pequeno povoado africano sintetiza a ideia: "se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo."
Nos tempos conturbados que vivemos, é necessário falar da importância do associativismo nas organizações. A prática é um meio de agregar grupos de interesse econômico similar, em prol de objetivos em comum. Por meio de uma associação, organizações de vários tamanhos podem se reunir para trocar experiências, buscar alternativas para a superação de desafios e explorar novas oportunidades. O associativismo é ferramenta essencial para encontrar alternativas em momentos de crise.
Em um segmento complexo como o da segurança privada, ter uma associação ou sindicato forte pode representar a diferença entre uma classe empresarial dispersa e com pouca representatividade ou um grupo homogêneo com destacada representação política e empresarial. As oportunidades trazidas pelo associativismo podem beneficiar desde empresas, empregados e até mesmo a sociedade. As companhias podem terceirizar atividades que não fazem parte do seu objetivo final, reduzindo custos, tornando-se mais competitivas e apresentando à população valores mais acessíveis na aquisição de um serviço ou bem de consumo.
Celebrando os 28 anos de fundação, o Sindesp-SC representa de forma ativa os interesses das empresas e empresários do setor. Atualmente as associadas respondem por 80% do mercado de segurança privada no estado, empregando mais de 22 mil trabalhadores. As vitórias foram inúmeras nos 28 anos de atuação do sindicato, comemorados neste dia 6 de setembro. Ações como a Campanha Contra a Clandestinidade, o apoio à Lei da Terceirização e a Reforma Trabalhista e a aprovação do Estatuto da Segurança Privada, foram conquistadas com o apoio dos associados que, em conjunto, trabalham em prol de todo o segmento. É com esta união que seguiremos atuando, com representatividade em prol da classe, gerando benefícios a toda sociedade.
Dilmo Wanderley Berger, presidente do Sindesp-SC