Abertura de Curso em Segurança Privada reúne autoridades do setor
Iniciativa pioneira da Fundação de Ciências Policiais (FBCP) em parceira com a Polícia Federal, SINDESP/SC e apoio do Instituto Catarinense de Educação Profisional (ICAEPS), a abertura dos trabalhos do II Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão e Controle da Segurança Privadado trouxe a Florianópolis algumas das grandes referências em segurança pública e privada do país.
O evento que aconteceu na Sede da Superintendência da Polícia Federal do Estado de Santa Catarina, no último dia 4, sexta-feira, foi aberto também para não inscritos no curso com o objetivo de compartilhar informações a cerca do trabalho realizado pelo Departamento de Polícia Federal com a FBCP e disseminar a importância do trabalho já realizado em São Paulo com a formação da primeira turma do curso e que agora é trazida a Florianópolis.
Durante a cerimônia de abertura do curso estiveram presentes o Superintendente Regional Substituto da Polícia Federal em Santa Catarina - Paulo Cesar Barcelos Cassiano Junior, Silvana Helena Borges Vieira – Coordenadora Geral de Controle da Segurança Privada, Getúlio Bezerra Santos – Diretor Presidente da FBCP, Leandro Ernesto Miranda - Diretor de Estudos e Projetos da FBCP e Ivan Zanardo – Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina SINDESP/SC.
Paulo Cesar Barcelos Cassiano Junior, ressaltou a parceria entre a segurança privada e a segurança pública no combate à criminalidade. "O papel que o departamento de segurança privada tem hoje para a segurança pública, não como rivais, pelo contrário, como parceiras no enfrentamento à criminalidade, que é o nosso desejo. Vós temos total interesse em ver os nossos servidores capacitados, em ver o segmento desenvolvido, com mais profissionalismo, com respeito à legalidade".
A Coordenadora Geral de Controle da Segurança Privada, Silvana Helena Borges Vieira, também ressaltou a importância da integração dos setores público e privado para o cumprimento do papel do segmento à população e destacou que o curso vem reforçar esta ideia.
A 2ª turma do curso conta com a participação de 30 diretores e gestores de entidades do segmento de segurança e de 5 Policiais Federais lotados nas Delegacias de Controle de Segurança Privada (DELESP/SR/DPF/SC).
O principal objetivo do curso é trazer aos participantes informações capazes de aprimorar e ampliar a capacidade dos mesmos no dia a dia de sua rotina de trabalho, capacitando este profissional para o exercício de funções de planejamento, elaboração e análise, gestão e gerenciamento de projetos na área de Empresas de Segurança Privada.
Serão 6 meses de atividades que corresponderão ao fim do curso a 190 horas/aula.