Ações em parceria com a Polícia Federal dão resultado em todo país
A Fenavist tem realizado um trabalho constante junto à Polícia Federal no sentido de fortalecer e solicitar um constante acompanhamento e fiscalização de empresas clandestinas no Setor. Uma das ações foi o lançamento inicial em 2015 em conjunto com o Departamento de Polícia Federal da Cartilha Como contratar Segurança Legal e Qualificada, que está sendo desenvolvida em todos os eventos desta entidade e, que orienta para a forma correta de evitar a clandestinidade no segmento. Outras ações também estão sendo desenvolvidas como a informação constante da atuação de empresas irregulares nos diversos estados do país às autoridades competentes, e o esforço para a aprovação do Estatuto da Segurança Privada, que criminaliza a clandestinidade.
Fruto deste caminho percorrido e desta ação em conjunto, a Polícia Federal no país, deflagrou, em 30 de junho de 2017, a Operação Segurança Legal visando o combate a empresas clandestinas de segurança privada em todo o país.
A Operação Segurança Legal foi coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada – DICOF da Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada-CGCSP e executada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada e Comissões de Vistoria.
No país foram fiscalizados 348 (trezentos e quarenta e oito) estabelecimentos e lavrados 141 (cento e quarento e um) Autos de Encerramento de empresas clandestinas, além de terem sido apreendidas três armas de fogo e lavrados três autos de prisão em flagrante. Estima-se a participação de mais de 500 (quinhentos) policiais na execução da Operação Segurança Legal.
A Operação Segurança Legal contou com apoio da Divisão de Comunicação Social – DCS e das Comunicações Sociais locais para sua divulgação. Entende-se positiva a ampla divulgação da atuação da Polícia Federal nessa seara, pois tem efeito educativo, conscientizando as empresas clandestinas a obterem sua regularização junto a este órgão de controle e reprimindo a contratação de empresas irregulares pelos tomadores de serviço.
FENAVIST