Catarinenses participarão do Missão Suécia no mês de maio
A missão será formada por profissionais dos mais diferentes segmentos e conta com apoio de SEAC-SC e SINDESP-SC.
A Missão Suécia é um desdobramento do Conexão Suécia, realizado em novembro de 2016 com a participação de três palestrantes do país suéco, entre eles: Hans Björk, autoridade em desenvolvimento sustentável; Klas Håkan Alm, especialista em Gestão e T.I. e Roy Anderson, diretor de Assuntos Internacionais da Jönköping University. Entre os temas abordados, destaque para as experiências e práticas que alavancaram de forma significativa o crescimento sueco, país destaque em desenvolvimento humano, qualidade de vida, ensino, saúde, ciência e tecnologia, estando atualmente entre os 5 países mais tecnológicos, entre as 10 maiores expectativas de vida e entre os 15 melhores IDHs do planeta.
Vivenciar na prática o que foi debatido em Santa Catarina é o principal objetivo da comitiva que será integrada por profissionais catarinenses rumo ao país europeu em maio. "Será uma oportunidade única para profissionais conhecerem de perto, o estilo nórdico de sustentabilidade, inovação e negócios, onde realmente isto acontece", destaca o presidente do CRA-SC Adm. Evandro Fortunato Linhares. Durante dez dias, serão realizadas atividades, cursos e visitas técnicas, tendo como foco o modelo de trabalho sueco em diferentes áreas do conhecimento.
Serão visitadas quatro cidades (Gotemburgo, Borås , Jönköping, Estocolmo) onde os participantes conhecerão práticas de sucesso, como por exemplo, a usina de reciclagem de Borås, a Escola Sueca de Têxteis, da SKF (empresa inventora do rolamento em há mais de 100 anos), da Husqvarna e da Volvo Cars. Além disso, será possível vivenciar por meio do Science Park e do Programa Gränna and Visingsö, experiências relativas à inovação e à formação de executivos globais.
"Acreditamos que será possível através da Missão, implantar por exemplo em um município de SC, mediante parceria público/privada, uma planta de reciclagem de resíduos sólidos com geração de energia, além de estabelecer parcerias promovendo junto à entidades de base tecnológica, negociações para que soluções catarinenses possam ser comercializadas na Suécia, além da parceria na educação com possibilidade de catarinenses cursarem a graduação e pós, no país europeu", afirma o idealizador do projeto, o assessor geral das Câmaras Setoriais do CRA-SC, Adm.Eduardo Bridi.
O Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social e de Tecnologia da Informação (IDESTI), é quem promove a Missão Suécia com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) e Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), além da parceria com entidades empresariais e governamentais, entre elas: Seac/Sindesp-SC, Crea/SC, Fecomércio, Fiesc, Badesc, SDS, UFSC e Jönköping University.
As inscrições para a missão estão abertas no site www.conexaosuecia.com.br e tem como público alvo administradores, empresários, gestores públicos e profissionais da educação. Valores promocionais válidos até o dia 16 de fevereiro.