Curso oportuniza integração entre segurança pública e privada
O encerramento da primeira etapa do Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão e Controle da Segurança Privada aconteceu no prédio da Polícia Militar de Florianópolis no último sábado, dia 14 de dezembro. Alunos e professores celebraram o sucesso da fase primária e falaram sobre as experiências nela vivenciadas, além de suas expectativas para a etapa a seguir. A ocasião também foi a oportunidade para o lançamento da plataforma online do curso – mais uma novidade para 2014.
‘Papel Social da Segurança Privada e Integração com a Segurança Pública’, ministrada pelo professor André Zanetic, foi a disciplina que encerrou as atividades do ano, que tiveram início no mês de outubro.
O Major da Polícia Militar, Izaias Otacilio da Rosa, contou que nesse primeiro momento o foco do curso se voltou à legislação que regulamenta a segurança privada e à importância da integração entre as bases do setor. “Essa etapa teve grande relevância, já que a PM não está em frequente contato com essas questões. Também falamos sobre a viabilização e estratégias para que as demais áreas possam trabalhar sem conflito”, completou.
Para o empresário, Joneval Almeida, o curso oportuniza os primeiros passos para que ocorra, efetivamente, a integração entre segurança privada e pública. “A troca de experiências nos oportuniza o entendimento do papel de cada um, além de exaltar a devida importância do assunto nos dias de hoje”, disse Almeida.
“As aulas desmistificam a imagem que cada lado tem do outro”, destacou o agente especial da Polícia Federal, Edgar Lopes, revelando a percepção da quebra do mito de que o empresário da segurança privada só pensa em lucros. “Percebemos a preocupação que eles têm em contribuir para as melhorias na segurança da sociedade”, ressalta o agente, que atualmente está substituto na Delegacia de Controle de Segurança Privada.
Durante o encerramento, a Fundação Brasileira de Ciências Policiais anunciou o lançamento da plataforma educacional online disponível aos participantes desta segunda edição.
A próxima fase do curso se inicia no dia 14 de março e segue até dia 26 de abril de 2014.
Saiba mais sobre a iniciativa no estado
A Fundação Brasileira de Ciências Políticas (FBCP, entidade para o apoio ao Departamento de Polícia Federal, em parceria com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP/SC) e com o apoio do Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS) são os promotores do curso em Santa Catarina.
O Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão e Controle da Segurança Privada é uma iniciativa da Fundação Brasileira de Ciências Policiais - FBCP. A primeira turma foi realizada em São Paulo em parceria com a ABREVIS (Associação Brasileira das Empresas de Vigilância e Segurança) e ABSESP (Associação Brasileira dos Sindicatos e Entidades de Segurança Privada) e tem a sua segunda edição em Florianópolis.
Ministrado por profissionais atuantes, com vasta experiência e que são algumas das principais fontes de referência nacionais no setor de segurança, o curso tem o objetivo de reforçar a importância da qualificação profissional no setor para que profissionais e empresas possam atender as atuais demandas e atuar em apoio à segurança pública, garantindo maior segurança à população.