28/11/2017

Fenavist é parceira do Plano Progredir

Em vista da parceria entre a Fenavist e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para apoiar e incentivar em nosso setor o Plano Progredir do Governo Federal, o qual prevê a contratação de pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família, por meio de medidas que ampliem e fortaleçam sua inserção e permanência no mercado de trabalho, encaminhamos anexo o Manual da rede de parceiros e cartilha explicativa em como ser parceiro deste Projeto.

O Plano Progredir foi lançado em 26 de setembro de 2017, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (pessoas com renda familiar per capita de até ½ salário mínimo ou renda familiar total de até 3 salários mínimos) a oportunidades de qualificação, emprego e renda, prioritariamente as beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Com foco no desenvolvimento social, o Plano atua em três eixos: qualificação profissional; empreendedorismo e intermediação de mão de obra.

O Progredir criou a Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social, para fortalecer a união do Governo Federal com instituições comprometidas em promover boas práticas de responsabilidade social.

Empresas, organizações sem fins lucrativos e entidades representativas de diversos setores atuarão em conjunto com o Plano, desempenhando um papel de destaque ao oferecer oportunidades de vagas de emprego e qualificação profissional (na forma de vagas de estágio, de jovem aprendiz ou curso de capacitação para os trabalhadores), com a finalidade de contribuir para uma vida digna, garantindo a autonomia financeira de pessoas em extrema pobreza.

Os Parceiros do Desenvolvimento Social recebem currículos selecionados de acordo com os perfis dos candidatos e das vagas; são reconhecidos pelo poder público como entidades atuantes em ações de responsabilidade social, por meio da contratação de trabalhadores inscritos no Cadastro Único e participam de eventos promovidos pela Rede de Parceiros.

As pessoas beneficiadas pelo Progredir que tiverem sua renda elevada ficarão ao menos mais dois anos no Programa Bolsa Família até que alcancem a emancipação financeira. Caso ocorra algum imprevisto nesse período, o retorno fica garantido.

O desenvolvimento almejado pelo Estado brasileiro está necessariamente vinculado ao progresso social, com a erradicação da pobreza, redução das desigualdades e promoção do bem comum.

Confira o link explicativo de como ser parceiro e ofertar vaga no site do Progredir: https://aplicacoes.mds.gov.br/sisp/progredir/rede/

Em apoio a esta iniciativa, seja um parceiro do Progredir!