Nota Pública
O SINDESP-SC (Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina) lamenta profundamente o trágico ataque ocorrido na creche em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças inocentes. Expressamos sinceras condolências às famílias das vítimas e estamos solidários com a comunidade escolar.
Neste momento, é importante destacar que a contratação de segurança clandestina é uma prática extremamente arriscada e ilegal, que coloca em risco a vida e a segurança de todos. O SINDESP-SC faz um apelo à sociedade para que evite a contratação de seguranças clandestinos e sempre opte por empresas regulamentadas e com alvará de funcionamento emitido pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal.
Além disso, parabenizamos o governo do estado de Santa Catarina por lançar o edital de pregão 287/2022 para a contratação de serviços de vigilância (Lei 7102) para a escola da administração estadual. A segurança dos alunos e funcionários é uma prioridade para o estado, e já há mais de 20 anos a contratação de vigilantes é uma prática comum nas escolas estaduais. O último contrato mantido com a empresa legalmente autorizada (alvará 6007 de 26/09/2022 emitido pelo Ministério da Justiça/Polícia Federal) demonstra o compromisso do estado em garantir a segurança da comunidade escolar.
Reforçamos nosso compromisso em trabalhar junto com as autoridades competentes para garantir a segurança da população de Santa Catarina.
Atenciosamente,
Dilmo Wanderley Berger
presidente SINDESP-SC
O sindicato, paralelamente, lança uma cartilha orientativa para auxiliar as escolas neste período tão crítico. A cartilha "Prevenção contra incidentes em ambiente escolar", elaborada pelo consultor em Segurança Privada Joneval Almeida, é gratuita e tem como público-alvo todos os colaboradores das escolas do país.